sexta-feira, 28 de julho de 2023

Concheiros (IV)

 







No que respeita ao regime alimentar dos gastrópodes falta fazer referência ao terceiro grupo antes mencionado. Aquele que é formado por espécies de hábitos carnívoros (ordem Neogastropoda), isto é, moluscos que se alimentam de outras espécies de moluscos, graças à capacidade que têm em perfurar as suas conchas, devorando-os desta forma. 


Os múrices, são uma das famílias que integram esta ordem. Possuem uma concha fusiforme, ornada de estrias, com tubérculos ou espinhos e sifões bastante desenvolvidos.

O búzio-canilha (Murex brandaris), apresenta uma concha laranja esbranquiçada, com espinhos bem desenvolvidos, dispostos pelas várias voltas. É um habitante de substratos arenosos e vasosos da zona infra-litoral.





O búzio-roxo (Murex trunculus), ao contrário da espécie anterior, possui uma concha colorida por bandas acastanhadas, ornada com tubérculos em vez de espinhos e apresentando um canal sifonal curto.  Esta espécie, que vive em fundos de areia ou rocha do andar infralitoral e por vezes do circalitoral, alimenta-se essencialmente de bivalves. 







Nucella lapillus, embora não pertencendo à família Muricidae, como as demais espécies de gastrópodes que se abordarão posteriormente, é igualmente um predador marinho. Possui uma concha, de fundo claro colorida de bandas escuras, com uma última volta muitíssimo ampla. Habitando as rochas do andar infralitoral e do andar mediolitoral inferior, nomeadamente, entre povoamentos de mexilhões e bálanos, dos quais se alimenta.



Ocenebra erinacea, possui concha cinzenta com manchas escuras, ornamentada com costelas e tubérculos. Habitante da rocha e das areias do andar infralitoral até - 100 metros, pode ocorrer também no andar mediolitoral inferior. Alimenta-se de moluscos bivalves, nomeadamente de ostras.





Nassarius reticulatus, com uma concha cónica reticulada e com pequenos tubérculos, de cor acastanhada ou acinzentada, habita fundos arenosos do andar infralitoral e também por entre as fendas rochosas no andar mediolitoral inferior. As conchas desta espécie quando vazias são frequentemente ocupadas por paguros (Paguridae).






Os cones, constituem um outro grupo de gastrópodes amplamente distribuídos a nível mundial e que apresentam padrões belíssimos, especialmente aqueles que são nativos de águas quentes. 

No nosso litoral encontra-se o Conus mediterraneus, cuja concha, quando não desgastada, apresenta uma cor variável entre o esverdeado e o acastanhado. A espécie tem como habitat o substracto arenoso dos andares infralitoral e circalitoral.






Cymbium olla, possui uma concha alaranjada, com 12 cm de altura e onde se destacam uma abertura de grandes dimensões e uma primeira volta em forma de mamilo. Habita os fundos de areia do andar infralitoral.







Bulla striata, de concha ovóide e grande abertura para os seus 2,5 cm de comprimento, tem uma coloração acastanhada com manchas escuras. Vive em substrato arenoso e vasoso, nos andares mediolitoral inferior e infralitoral, em pradarias de ervas-marinhas.







(continua)


Sem comentários: