Estamos em finais de Setembro.
Os dias notam-se um pouco mais frios e as caducifólias começaram a desprender as suas primeiras folhas.
Pelos dispersos redutos da floresta mediterrânica, saída do Verão quente que se abateu dramaticamente sobre a exagerada mancha de eucaliptos - notáveis poluentes dos ecossistemas ibéricos - ecoam os roncos dos gamos (Dama dama). Os machos adultos acabaram de entrar no cio.
Com um comprimento de cerca de metro e meio, uma altura pouco acima do metro, armações espalmadas, ainda com a plumagem de Verão - acastanhada e mosqueada de branco no dorso, com uma linha dorsal preta estendível até à cauda comprida - ...
... e com a garupa bordejada de negro, em forma de ferradura...
... estes machos procuram reunir o maior número possível de fêmeas, de forma a assegurarem os seus haréns.
É, então, frequente verem-se os machos dominantes a seguirem as fêmeas, para perceberem se as mesmas se encontram predispostas para a cópula.
Por vezes, neste período de acasalamentos, ao macho dominante junta-se um segundo macho subalterno hierarquicamente, sem direito a acasalar.
Nas clareiras da floresta, os machos em cio, ao mesmo tempo que vão emitindo os seus roncos vão raspando o solo com os cascos, pisando arbustos, agredindo troncos de árvores, ao mesmo tempo que urinam para delimitar território.
O dia-a-dia de um destes machos dominantes é tudo menos tranquilo.
Entre as lutas com machos rivais que o desafiam e querem ficar com o seu harém de fêmeas ...
... até à vigia e cobertura das mesmas ...
... o macho reprodutor vê as suas energias esgotarem-se rapidamente, pois quase não tem tempo para se alimentar e descansar convenientemente.
A partir do início de Outubro a pelagem do gamo começa a escurecer tornando-se cinzenta escura, com as manchas dorsais a escurecerem também. Apenas a região ventral permanecerá de cor clara.
A espécie apresenta dimorfismo sexual evidente. Os machos adultos apresentam hastes que chegam ao meio metro de comprimento...
... enquanto as fêmeas estão desprovidas de protuberâncias na cabeça.
Os machos quando ainda jovens e sem armações distinguem-se das fêmeas pelo tufo de pêlos que envolve o pénis.
A brama do gamo é o prelúdio de um novo ciclo para a espécie, que se irá desenrolar ao longo de todo o ano.
Sem comentários:
Enviar um comentário