quarta-feira, 21 de janeiro de 2026

Nova ameaça para a floresta de Ovar

 





Depois das acácias (Acacia sp.) e da erva-das-pampas (Cortaderia selloana) chegou a háquea-espinhosa (Hakea sericea) ao concelho de Ovar. 

Originária do sul da Austrália, esta espécie está já instalada, faz algum tempo, em alguns sectores do perímetro florestal norte das dunas de Ovar, constituindo-se, assim, como a mais recente espécie invasora da nossa floresta.



A háquea-espinhosa apresenta-se sob a forma de arbusto ...



ou de árvore de médio porte.




Com folhas perenes, em forma de agulha e muito picantes...




possuem flores brancas e agrupadas, que despontam entre Janeiro e Abril. 




A reprodução da espécie faz-se através das sementes contidas nos seus frutos acastanhados.



Estes, depois de formados podem permanecer fixos à árvore durante bastante tempo constituindo, deste modo, um importante aglomerado de depósitos de sementes.



E é neste ponto que advém simultaneamente o perigo e o sucesso da expansão desta espécie, uma vez que este grande número de sementes, caso se libertem dos frutos, podem ser transportadas pelo vento até grandes distâncias implantando a háquea-espinhosa em áreas até então não afectadas.



E quando é que a libertação das sementes pode acontecer? Precisamente quando estas árvores são queimadas ou cortadas de forma inapropriada. Tal como aconteceu na mata junto à Habitovar/variante para o Centro Comercial Vida.



Acresce ainda que, a falta de controlo dos povoamentos de háquea permite que a espécie forme bosques impenetráveis para os animais além de impeditivos da fixação de espécies sensíveis da flora autóctone, como a camarinha (Corema album).




Mais uma vez será esta "desatenção" para com a gestão dos recursos naturais que irá agravar o desequilíbrio ecológico do Perímetro Florestal das Dunas de Ovar.

É pois necessário retirar de imediato os espécimenes presentes nesta parcela florestal, bem como em outras parcelas de Maceda e Cortegaça, antes da maturação das sementes, mas sempre de acordo com a metodologia técnica apropriada, conhecida e documentada.