Fuselos, habitantes dos estuários |
Os estuários constituem ecossistemas extraordinariamente ricos, pela grande diversidade de espécies aí ocorrentes. Entre estas, destacam-se as aves aquáticas e marinhas que, sobretudo durante as suas viagens migratórias, neles encontram pontos de descanso e alimentação.
Bosque caducifólio |
Pica-pau-malhado-grande, habitante do bosque |
Ocupação de habitat florestal (degradado) por espécies pioneiras |
Os bosques e matas albergam aves, mamíferos, répteis, anfíbios, musgos, líquenes, insectos, arbustos, árvores.......Incêndios e cortes massivos destroem a produtividade primária destes ecossistemas, modificam a paisagem, promovem a erosão do solo e afectam negativamente as espécies autóctones.....geralmente abrindo caminho à invasão de espécies infestantes.
Montanhas
Escarpas de montanha |
Grifo, uma espécie ameaçada, nidificante em escarpas |
O ecossistema de montanha, aparentemente inóspito e de difícil conquista pelas espécies vivas, apresenta uma grande biodiversidade, tanto em flora como em espécies da fauna. Entre as espécies da fauna que dominam a montanha destacam-se as aves de rapina e entre elas as grandes planadoras.
Infelizmente, algumas actividades turísticas praticadas neste tipo de zonas, tais como a existência de trilhos e rotas de montanha ou a prática de escalada nas paredes montanhosas próximas de zonas de criação, perturbam as grandes aves, como os grifos e a águia-real, acabando estas por procurar zonas mais convenientes para construírem os seus ninhos.
É assim que algumas colónias de grifos desaparecem pouco tempo após a chegada do turismo irreflectido....
Sem comentários:
Enviar um comentário