sábado, 30 de março de 2013

O Parque das Vaidades (2)

 Um Parque, de traços Dóricos (do Peloponeso, sec. V a.C.?).....




Um Parque extravagante, rico em pedra, carissímo.....









Um Parque de falsas promessas e pressupostos erróneos.....
                                                       ____________________________
As obras no chamado parque urbano do centro de Ovar tiveram "um papel fundamental na proteção e minimização do risco de cheia" naquela zona da cidade, "funcionando como uma bacia de retenção do fluxo de águas".
Convição manifestada pelo vereador José Américo, durante a última reunião do executivo camarário em que foram avaliados os estragos causados pela intemérie das últimas semanas, levando o caudal do rio a galgar as margens.

Chegou-se a temer em Ovar a repetição das cheias de 21 de março de 2001. 

"O que preveniu esta situação similar foi precisamente a obra do parque urbano da cidade de Ovar que funcionou como uma bacia de retenção e amorteceu o fluxo de água que chegaria ao centro", informou o vereador da proteção civil.

A empreitada contemplou "um meticuloso estudo hidrográfico, com retorno de 100 anos, o que permitiu formular um conjunto de diretrizes para a construção e uma delas foi a possibilidade dos terrenos do Parque Urbano servirem de leito de cheia".

Quando chove muito a montante, em combinação com maré cheia na ria, "todo o parque fica alagado, evitando correntes muito fortes e subidas repentinas do nível da água que provocariam inundações na cidade".

(extraído de www.noticiasdeaveiro.pt; em 22 de Dezembro de 2012)
                                                   ____________________________


Um Parque a quem tiraram as defesas naturais (a vegetação ripícola, essa sim a forma eficaz de transformar o solo em torno do rio numa bacia de retenção em períodos de cheia) ficando  exposto à erosão.....









um Parque perigoso para os seus utilizadores.....


















Enfim, um Parque com uma história real.....que se conta de forma breve:

"Há sempre um timing eleitoral e uma pressa eleitoralista, que não podem ser descurados, mesmo que tudo o resto, como o sejam as preocupações ambientais e a segurança da população, o sejam.


Mas as vaidades deste parque acabarão prostadas, tal como a bonita flor deposta pela força impetuosa de um rio, que foi emparedado..... para ser mais brutal em período de cheias!"


Sem comentários: