quinta-feira, 3 de julho de 2008

Barrinha de Esmoriz na RTP

Mais uma vez a Barrinha de Esmoriz foi motivo de reportagem televisiva!

Esta lagoa costeira é considerada por todos os que a visitam como uma Zona Húmida de elevado potencial biológico, mas que infelizmente ao longo dos anos foi sendo irracionalmente desprezada pelas administrações local e regional.

Apesar dos esforços que há mais de trinta anos foram iniciados pelo Núcleo Português de Estudo e Protecção da Vida Selvagem (NPEPVS) para a transformação da lagoa em Reserva Natural, a verdade é que tal projecto nunca chegou a ser concretizado dado as duas autarquias (de Ovar e de Espinho) a que pertence a Barrinha terem andado de costas viradas e nunca terem conseguido assumir uma gestão eficiente da mesma.

Na actualidade, a Barrinha de Esmoriz é considerada uma das zonas a incluir numa lista de sítios a proteger dentro da Área Metropolitana do Porto e simultâneamente acarinhada e valorizada por ambientalistas de todo o país e de modo especial por aqueles que pertencem à associação ambientalista local "Palheiro Amarelo".

Não te esqueças! No próximo dia 9 de Julho (Quarta-feira) pelas 19h05 liga-te à RTP2 ou em alternativa dia 10 de Julho (Quinta-feira) na RTPN pelas 13h00*. O programa BIOSFERA irá para o ar com a Barrinha em lugar de destaque.


* O programa também é transmitido na RTP Internacional no dia 11 de Julho à 1h30m e na RTP África no dia 13 de Julho às 4h15m





2 comentários:

André disse...

Obrigado pela dica caro Álvaro. Vou estar atento ao programa. Até porque como praticante de surf sou uma das muitas testemunhas desse atentado. É vergonhoso que essa situação se arraste há tanto e tanto tempo...

otlima disse...

Ora aqui está mais um blogue sem papas na língua, a denunciar os contínuos crimes ambientais cometidos contra a ria de Aveiro, em especial à Barrinha de Esmoriz. Pelo que sabes e pelo que já publicaste em livros, muito se espera das tuas ideias e opiniões, agora apresentadas a outro tipo de audiência. Vou estar atento, nem que seja para te dar força nesse combate que também é meu. Abraço. Octávio Lima (ondas3.blogs.sapo.pt)