quarta-feira, 28 de setembro de 2011

Dia Nacional da Água

Leito do rio Cáster assoreado com terras 
do futuro Parque Urbano de Ovar.
Dia 1 de Outubro comemora-se o Dia Nacional da Água.

Água, que cobre cerca de 70% do planeta Terra. Água, que no nosso planeta se encontra sob a forma de gelo, de água doce (de superfície ou subterrânea), de vapor na atmosfera,  e maioritariamente, sob a forma de água salgada nos oceanos.

Água, que actualmente e durante as chuvadas sente dificuldade em abastecer os aquíferos profundos porque cada vez mais o solo se encontra impermeabilizado com asfalto ou construções várias, desaparecendo por esta razão nas redes de drenagem.

Água, limpa ou poluída ... pelos nossos esgotos, pelas escorrências de fertilizantes e pesticidas, pelas chuvas ácidas resultantes dos fumos e gases industriais, pelas infiltrações nos aquíferos, etc.

Água, tratada convenientemente ou nem por isso ... sempre que ocorrem descargas directas de poluentes para o meio hídrico ou quando as ETAR's se encontram subdimensionadas.

Água, para uns mais bem paga do que para outros.

Mas sempre, um recurso imprescindível para as sociedades desenvolvidas, de tal forma que, quando por algum motivo deixa de correr temporariamente nas nossas canalizações constitui desde logo uma enorme dor de cabeça ao desenrolar do nosso quotidiano. 


Também e sempre, uma bênção para as sociedades pobres, especialmente pertencentes a países de "secas".


Enfim, a Água ... essa mesmo que cada um de nós tem de suportar em cerca de 65% da sua constituição corporal para que possamos subsistir...

Porque assim é, a Água, merece que pelo menos uma vez no ano se lhe dediquem todas as atenções.


Sem comentários: