domingo, 2 de outubro de 2011

Dia Mundial do Animal

Grou-comum (Grus grus) ferido
No próximo dia 4 de Outubro assinala-se mundialmente o Dia do Animal. Um dia dedicado a todos os animais, selvagens ou domésticos. 

Os nossos animais de estimação, cujos antepassados viviam outrora no estado selvagem, são hoje a companhia (às vezes única) de muitos e por conseguinte presenças fundamentais nas suas vidas. 

Os animais domésticos merecem, por isso, ser lembrados e estimados, por todos e de modo especial pelos seus "donos". Pelo contrário, não merecem, quando já representam um "peso" no quotidiano dos mesmos, ser maltratados e frequentemente abandonados,  na berma da estrada para desta forma mais facilmente serem atropelados.

Gamos (Dama dama)
Também os animais selvagens devem ser lembrados neste dia, pois constituem em muitos casos relíquias de populações outrora bem mais numerosas, cuja protecção deve ser uma obrigatoriedade moral para todos.

Ao assinalar esta data constituiria uma omissão ingrata não referir o esforço de todos aqueles que, pelo mundo inteiro, sós ou associados, desenvolvem esforços para recuperarem animais feridos ou moribundos, quer sejam domésticos quer sejam selvagens. 


Nesse sentido destaco duas das muitas associações dedicadas à recuperação de animais Domésticos e Selvagens.

Grifo (Gyps fulvus) ferido
Peneireiro-cinzento (Elanus caeruleus) ferido numa asa

Gatinho em tratamento

Cão ferido em tratamento

1 comentário:

Anónimo disse...

Oa animais são um bem precioso da natureza e que, cada vez mais, se valoriza. Há tantas associações de proteção animal...é preciso que também haja voluntários para lá trabalhar e solidariedade para ajudar economicamente (os últimos tempos têm sido muito difíceis...).