domingo, 12 de fevereiro de 2012

Dia Mundial das Zonas Húmidas

No passado dia 2 de Fevereiro assinalou-se, de forma institucional, a importância das Zonas Húmidas em todo o mundo. 

De norte a sul, Portugal apresenta várias destas áreas. Umas, são de reduzidas dimensões, como sejam, algumas lagoas florestais (por exemplo, a pateira  da Reserva Natural das Dunas de S. Jacinto ou a lagoa da Salgueira); outras são de maiores dimensões, como os grandes estuários (por exemplo, o do rio Minho ou do rio Sado).

Destas áreas protegidas, umas apresentam uma importância local, como seja o caso da Reserva Natural da Foz do Rio Douro, outras apresentam uma importância nacional, como seja o caso da Reserva Natural de Castro Marim, e outras ainda apresentam uma importância internacional, como seja o caso da Reserva Natural do Paul do Boquilobo, a primeira Reserva da Biosfera em Portugal


Mas para além destas Zonas Húmidas portuguesas, que usufruem já de um estatuto legal de protecção, algumas outras mereciam igual tratamento. Uma delas é sem dúvida a Ria de Aveiro. 

Pese embora, a ausência de uma figura legal de Área Protegida para a Ria de Aveiro (embora considerada ZPE e IBA), a verdade é que esta região sempre se impôs a nível nacional pela sua biodiversidade. De facto, constitui uma das mais importantes Zonas Húmidas do país, albergando em anos recentes populações significativas de espécies nunca antes aí registadas, como sejam o Flamingo - comum (Phoenicopterus ruber), ou de espécies ausentes durante várias décadas, como a cegonha-branca (Ciconia ciconia).


Apesar da situação difícil em que o país se encontra vale a pena não perder de vista a efectiva protecção do património natural da Ria de Aveiro, conferindo rapidamente a esta zona um estatuto de zona protegida!





Sem comentários: