domingo, 24 de novembro de 2013

Dia da Filosofia

Praia de Cortegaça (de acentuada erosão)
No passado dia 21 assinalou-se o Dia da Filosofia. Esta data foi escolhida pela UNESCO em 1995 aquando da Declaração de Paris, por se entender que os problemas de que trata a filosofia são os problemas da vida e da existência dos homens considerados universalmente. Nas referidas jornadas da UNESCO foi entendido, entre outros, que a actividade filosófica:

não deve retirar nenhuma ideia à livre discussão
- deve examinar com atenção os argumentos dos outros
- deve favorecer a abertura de espírito, a responsabilidade cívica, a compreensão e a tolerância entre os indivíduos e entre os grupos;
- deve formar espíritos livres e reflexivos, capazes de resistir às diversas formas de propaganda, de fanatismo, de exclusão e de intolerância;

- deve contribuir para a formação de cidadãos, exercendo a sua capacidade de julgamento, elemento fundamental de toda a democracia.


Vem isto a propósito de que a cultura filosófica defendida pela UNESCO foi para alguns filósofos da nossa terra, em tempos recentes, "osso bem duro de roer", diria mesmo, "osso nunca suficientemente roído". 

De facto, entre a dialéctica construtivista das teses defendidas por estes filósofos (ávidos únicamente de poder) e a dialéctica da acção, anti-democrática porque intolerante, vai um enorme fosso. Este fosso traduziu-se numa fraude à res publica, numa atitude intelectualmente desonesta. 

Mas a História não perdoa e registará que: passam os filósofos, mas fica a filosofia!




Sem comentários: