sexta-feira, 31 de janeiro de 2014

Ave do mês: Corvo-marinho-de-faces-brancas

O corvo-marinho-de-faces-brancas (Phalacrocorax carbo) é uma ave aquática predominantemente invernante, de coloração escura, com bico e pescoço (esticado em voo) longos. 





Estas aves apresentam no Inverno uma mancha clara  no ventre e na face. Actualmente, é observada em grande número em águas interiores, sobretudo nos rios e lagunas, onde pode encontrar alimento em abundância. 

No início e no fim do dia é frequente observar-se grandes "V" formados por dezenas de aves voando, respectivamente, dos dormitórios para os locais onde passam o dia e vice-versa. 



É típico nesta ave, após cada mergulho realizado em busca de alimento, voar para um local seco ou para algum poste existente nas proximidades, onde permanece durante algum tempo com as asas abertas de modo a poderem secar as penas.




Na Ria de Aveiro a espécie apresenta uma ampla distribuição lagunar observando-se pousada em vazas, postes, muros, ..... demonstrando grande à-vontade com a proximidade do homem.... 


..... e ocupando os locais típicos das gaivotas.



Dado o aumento significativo que estas populações invernantes têm tido nos últimos anos na Ria de Aveiro e nomeadamente nas águas do concelho de Ovar, merecem especial destaque neste mês que foi bem invernoso.

1 comentário:

Unknown disse...

Interessante informação sobre o corvo-marinho-de-faces-brancas que agora se observam na ria e que na realidade, como observei (ainda pensando que era um ave doente), são alvo fácil para a camara fotogrática.