Podia ser uma imagem dum pós-guerra qualquer.....II Grande Guerra, Kosovo, Iraque, ........
Mas não!
Tratam-se de escombros, em Ovar.
O que resta das antigas e importantes oficinas ferroviárias localizadas na estação de caminhos-de-ferro desta localidade.
Uma estação ferroviária sem beleza!
E como se não bastasse, uma estação ferroviária perigosa!
A sua localização e arquitectura, adequada no tempo dos comboios a vapor mostra-se totalmente ineficiente nos tempos dos comboios de alta ou média velocidade.
A segunda plataforma, demasiada estreita, não oferece segurança aos seus utilizadores, sobretudo quando passam na segunda linha comboios sem paragem, a grande velocidade, criando efeito de sucção.
Por outro lado, a estação ao localizar-se a meio de uma perigosa curvatura, impede uma perfeita visualização da aproximação dos comboios, a grande velocidade, tanto de norte como especialmente de sul.
A perigosa, desolada e esquecida estação de Ovar (comparada com outras estações e apeadeiros intervencionados!) sofre de um grave problema de arquitectura paisagista!
Parece deste modo razoável defender com urgência:
- a linearização da linha do norte na estação de Ovar (desde S. Miguel à Ponte Reada);
- a construção de plataforma(s) suficientemente larga(s), com bancos e pára-ventos;
- passagens aéreas ou subterrâneas para acesso à(s) plataforma(s).
Irá haver estaleca para levar a cabo tal ambição? A ver vamos.
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