sexta-feira, 20 de junho de 2014

Isto são IDEIAS VERDES?

Em 27.10.2010 chamei a atenção, aqui neste espaço, para os perigos que haviam sido propostos pelo POLIS - Ria de Aveiro para a zona da Foz do Cáster, em Ovar. 


Campos na zona do Cáster
De facto, a equipa projectista vencedora do concurso propunha como medidas de valorização e requalificação ideias que eu considerei como sendo de "destruição". A destruição de um riquíssimo ecossistema natural.

Águia-de-asa-redonda (Buteo buteo) junto ao rio Cáster
Garça-real (Ardea cinerea) voando sobre o rio Cáster

Entre as medidas propostas constavam a construção de uma ciclovia paralela ao curso do rio, até à sua foz, bem como, a implantação de torres de observação. A gravidade destas medidas tinha merecido a atenção dos media, de tal modo que uns dias antes desta postagem o programa BIOSFERA, da RTP2, tinha passado uma reportagem gravada no local desmascarando as ameaças que este projecto encobria.

Em 15.06.2011 logo após algumas afirmações precipitadas saídas da presidência do POLIS-Ria de Aveiro acerca do projecto voltei a salientar, como exemplos a não repetir, alguns impactos negativos já ocorridos em alguns pontos da Ria de Aveiro derivados de outras intervenções anteriores mal sustentadas. 

Hoje volto à questão base: o POLIS - Ria de Aveiro está em marcha, intervindo em diferentes pontos da ria de Ovar, nomeadamente na FOZ do CÁSTER!

A tal ciclovia está a ser construída... 

Construção de ciclovia ao longo do rio Cáster

Construída para lá dos limites aconselháveis, passando junto a zonas ecologicamente muito sensíveis.... Para quê? 

Sapais ameaçados

E excessivamente larga para o efeito... Porquê?


Término da ciclovia
E ao que tudo indica (pelo desenho constante na placa de apresentação do projecto colocada no cais da Ribeira de Ovar) as torres de observação vão ser lá colocadas. Que vantagens traz este modelo de posto de observação? E estimaram-se as desvantagens?


Placa alusiva ao projecto situada no Cais da Ribeira de Ovar

E tal como seria de esperar (pela "qualidade" do projecto!) até velocípedes motorizados lá poderão passar de acordo com a ilustração anterior. 


Ora, é a isto que se chamam "IDEIAS VERDES"?


Placa alusiva ao projecto situada no Cais da Ribeira de Ovar
Não!

Nem isto são ideias ecológicas, nem este tipo de intervenções podem ser apadrinhadas pelas autarquias, como a de Ovar, que teve no passado e tem no momento presente a capacidade de impedir este tipo de intervenções. 


Não o fez no passado recente, é verdade, talvez por uma questão de incompreensão deste tipo de matérias; mas pode-o fazer agora, pelas credenciais ambientais que lhe são reconhecidas!!!! 


Sem comentários: