quarta-feira, 22 de abril de 2015

Dia Mundial da Terra


Ria de Ovar
O dia da Terra surgiu há 45 anos, nos EUA, aquando de uma manifestação conjunta de estudantes e da comunidade em geral, com o objectivo de despertar as consciências para os graves problemas causados pela poluição, para a importância de se adoptarem políticas de conservação da biodiversidade e para a necessidade de uma participação consciente por parte dos cidadãos nas tomadas de decisão a nível local e regional.

Este movimento alargado de cidadãos esteve na origem da Agência de Proteção Ambiental (Environmental Protection Agency), nos EUA e à posterior realização do primeiro grande encontro mundial para discussão dos referidos temas (Conferência de Estocolmo, 1972). Em 2009, pela sua importância, a data de 22 de Abril passa a ser reconhecido pela ONU, como data internacional.

O Dia da Terra serve, então, para denunciar atropelos ambientais, nomeadamente insistir no término da destruição sistemática de habitats fundamentais e na adopção de soluções que permitam eliminar os efeitos negativos das actividades humanas, nomeadamente no que diz respeito à protecção de espécies ameaçadas.



Sem comentários: