Hoje é o Equinócio da Primavera que assinala o início desta estação. Apesar da chuva e do vento que se tem feito sentir durante estes primeiros meses do ano as espécies migradoras já começaram a chegar à nossa região. Desde há algumas semanas que se podem observar no céu ovarense os familiares visitantes estivais, como a andorinha-dos-beirais (Delichon urbicum), a andorinha-das-chaminés (Hirundo rustica) e o milhafre-preto (Milvus migrans).
Contudo, a novidade do ano é a existência de mais um ninho de cegonha-branca (Ciconia ciconia) em Ovar. Desde o passado mês de Janeiro que um casal sobrevoava frequentemente a árvore onde no mês seguinte foi construir o ninho. Dada a fidelidade que esta espécie tem pelos seus ninhos é de admitir, caso nada de extraordinário aconteça, que o mesmo será ocupado em anos vindouros.
No topo achatado de uma palmeira atingida pela grave doença do escaravelho-da-palmeira (Rhynchophorus ferrugineus) o casal construiu um ninho onde actualmente se podem observar a chocar. Os ovos, de 3 a 6, demoram cerca de um mês a incubar permanecendo as crias no ninho cerca de 2 meses.
Pela sua dieta alimentar muito variada (insectos, minhocas, anfíbios, répteis e roedores) estas aves encontram nos campos de vegetação baixa, nos prados e lameiros da nossa região áreas de alimentação privilegiada, evitando a proliferação de ratos, ratazanas e toupeiras entre outras.
Boa Primavera!
Boa Primavera!
Sem comentários:
Enviar um comentário