terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

ORBITUR S. A., por aqui?











Uma visita à praia do Furadouro. Mais uma. Em dia de mar rijo, pois cheia vai a Lua e o vento sudoeste a ajudar também.






Na marginal, os efeitos dos galgamentos não passam despercebidos. A força 
do mar, desse “Golias invencível”, como a ele já me referi, é demolidora.





Ao longo da marginal urbanizada o rito não varia muito. A mesma gente, a mesma arte, numa azafamada “irmanação” de blocos rochosos.  Enrocar, é a palavra de ordem na zona frontal do Furadouro.



Olhando para a altura das vagas alterosas compreende-se bem a razão das marcas de maré lamberem o cordão dunar recentemente reforçado com areia. Aguentou-se!


As chuvadas recentes formaram charca na zona inter-dunar. É temporária mas proporciona um novo enquadramento ao sul do bairro piscatório.

Para quem vem de sul, por detrás das dunas, apercebe-se à distância, que uma estaca foi enterrada na areia. Habitualmente são troncos de eucalipto mas esta parece ser diferente na sua construção. 


De facto, não é madeira. Mas é um marco. E assinala dois sentidos, para nascente e para poente, tendo inscrito: ORBITUR S.A. 





ORBITUR S.A. é a designação de uma empresa líder do campismo em Portugal! E tem um lema: “Confie em nós para acampar em Portugal!”.

Agora, eu não posso acreditar que a ORBITUR esteja a pensar instalar naquele local da praia (o campo dunar) alguma infra-estrutura! Não pode ser.

Aquela estaca ou caiu ali por acidente ou é alguma brincadeira de Carnaval. Só pode ser mesmo!

2 comentários:

A. Mendes Pinto disse...

Um trabalho bem pensado,bem escrito e bem enquadrado. Quem sabe se, com esta forma de intervenção sensibize a comunidade e não só. É certo que a Mãe Natureza é co-responsável, mas o homem inteligente pode ajudar a atenuar estas situações. Parabéns e força para continuares este combate.

Teresa disse...

Bom dia,

temos todo o gosto em esclarecer a situação que expôs no seu blog.
A Orbitur é proprietária, desde o dia 8 de Março de 1962, de um lote de terreno com 40.000m2, situado na localização assinalada, não tendo actualmente qualquer projecto para a área descrita.

A colocação dos novos marcos, representados em fotografia, teve como objectivo substituir os originais, entretanto desaparecidos.

Trata-se de uma delimitação de propriedade há muito existente mas que, por intempérie ou acção humana, tinha desaparecido do local.

Esperamos ter respondido à sua questão.

Melhores cumprimentos,

Teresa Oliveira Santos
Dep. Comunicação Orbitur