quinta-feira, 16 de junho de 2011

Grande atentado ambiental, em Ovar. Mais um!

Parque Urbano de Ovar



Parece incrível, mas é uma triste realidade! Não há dúvida (para quem ainda as tivesse!) que o município de Ovar não zela o ambiente do concelho, antes o agride de forma sistemática.








Depois de vários anos de "incubação", a concretização do projecto do Parque Urbano surge finalmente .... mas na pior época possível. A época da reproduçãoDiferentes grupos animais (entre os quais se destacam as aves) sempre dependeram da vegetação arbustiva que existia ao longo do rio Cáster, não só pela camuflagem oferecida mas também pela disponibilidade de nichos para criação. 


Acontece que em plena época de cria, e contrariando os mais elementares conceitos de gestão arbórea, assim como, todo um conjunto de disposições legais nacionais e comunitárias, um número incontável de ninhos, ovos e crias começaram a ser destruídos pelas máquinas que derrubam indiscriminadamente os arbustos, a mando da Câmara Municipal de Ovar. Este tipo de intervenção, além de confirmar, mais uma vez, a grande irresponsabilidade autárquica na gestão das questões ambientais, integra-se perfeitamente no grupo das " grandes barbaridades ambientais". 


15.06.11




Além das várias espécies de passeriformes que neste cordão arbustivo nidificam, também as aves de rapina nocturnas, borboletas e diversos mamíferos serão afectados de forma drástica com esta intervenção extemporânea sobre a vegetação ribeirinha do Cáster.


Chocado com esta barbárie, impensável de acontecer em plena época de cria, entrei de imediato em contacto, a 15 de Junho,  com a Câmara Municipal de Ovar, solicitando a necessidade urgente de abordar esta questão com o Presidente. Era preciso parar já com esta barbaridade. Por impossibilidade do mesmo foi garantido pela secretária da presidência, que logo que o senhor presidente acabasse a reunião me contactaria. 



Passaram-se 24 horas após o contacto e nada feito.... É quase certo a reunião já ter terminado ..... Protecção do Ambiente, de facto não é prioridade camarária em Ovar. 

O atentado ambiental ... esse sim, continua! Veja-se.





 16.06.11




 16.06.11




 16.06.11



Sem comentários: