domingo, 13 de novembro de 2011

Debates, com quem?


Na passagem de mais uma data ligada mundialmente ao Urbanismo - 8 de Novembro de 2011 - pareceu-me uma ideia bem ajustada, a promoção, por parte da autarquia de uma conferência, onde seriam partilhadas experiências urbanísticas levados a cabo em cidades de dimensão semelhante à nossa.

Segundo o convite público lançado (em cima), esta iniciativa integrada no Programa de Valorização da Área Central da cidade de Ovar visaria constituir um " momento privilegiado de .... aquisição de conhecimento...". E para tal, a Câmara Municipal de Ovar gostaria de contar com a presença de todos para "debater, reflectir e participar activamente na construção do futuro da nossa cidade".

Mas, de que modo? A uma quarta-feira às nove e meia da manhã?

A esta hora, de um dia normal de semana, o comum trabalhador, embora interessado neste tema, já tem meia, uma ou mesmo mais horas de trabalho em cima. Este cidadão interessado, não vai por certo faltar ao seu posto de trabalho para estar presente nesta conferência... 

Numa conferência marcada para as 9h30, além das entidades promotoras, convidados e representantes de organizações, só poderão estar mesmo, quem no seu dia-a-dia não dependa de terceiros, quem está desempregado (e desde que a essa hora não esteja na fila do centro de emprego ou a enviar curriculum vitae pela net) ou na melhor das hipóteses, os reformados......

Tal como já o tenho salientado noutras ocasiões, este tipo de eventos - se realmente dirigidos a toda a comunidade - devem ser realizados a horas compatíveis. Caso contrário, transformam-se em eventos de puro marketing institucional, onde na realidade a escolha do timing desajustado pretende alcançar o efeito oposto ao propagandeado: a falta de quorum para o debate de ideias em torno de um bem comum da cidade - a sustentabilidade do burgo ovarense.




1 comentário:

A. Mendes Pinto disse...

Se calhar estes Debates já são organizados nestes horários precisamente para impedir a participação de todos os interessados por estes temas. "Debates, com quem?" Esta interogação já diz tudo!