sexta-feira, 7 de março de 2014

Vamos salvar a Duna dos Caldeirões!

No primeiro dia do corrente mês tive a oportunidade de estar presente, mais uma vez a convite da COREMA, no concelho de Caminha, para presenciar in loco os estragos causados pelo mar neste sector do litoral minhoto e avaliar formas de intervenção. 





Desta vez o motivo principal foi a destruição da Duna dos Caldeirões, em Vila Praia de Âncora, como resultado das fortes investidas do mar nas últimas semanas. 





A importância desta temática fez com que o vice-presidente da Câmara Municipal de Caminha estivesse presente durante a parte da manhã aquando da visita à praia afectada.

Durante a tarde decorreu um plenário, no salão dos Bombeiros Voluntários locais, onde marcaram presença, além de membros da associação COREMA e do vice-presidente da Câmara, representantes da Associação de Pescadores de Âncora, membros de outras associações culturais, bem como diversos munícipes. 


A sessão foi iniciada com a projecção de fotos de anos anteriores e presentes onde se constatava o grande recuo no perfil da linha costeira no litoral do concelho de Caminha. Posteriormente tive a oportunidade de mostrar perante os presentes quais os sectores do litoral norte do país com maiores probabilidades de erosão, particularizando o caso do litoral de Caminha.





A terceira parte deste encontro consistiu no intenso e prolongado debate entre convidado e presentes em torno das melhores opções a tomar no futuro próximo para reabilitação deste sector costeiro.


Foi desta forma que, juntamente com uma associação ambientalista e uma sala cheia de cidadãos preocupados com a sua terra, dei o meu contributo na salvaguarda da Duna dos Caldeirões.



Sem comentários: