terça-feira, 15 de março de 2022

A Pega-rabuda (II)

 





(continuação)


O ninho da pega-rabuda, frequentemente aproveitado de anos anteriores, é restaurado por ambos os cônjuges, com novas ramagens trazidas pelo macho, de modo a garantir a segurança dessas volumosas estruturas, quase sempre abobadas e com uma abertura lateral. O seu fundo é atapetado com muita terra, lama, fibras e raízes.



Iniciada a postura, de 5 a 8 ovos, segue-se um período de incubação de 17 a 18 dias, cumprido exclusivamente pela fêmea, durante o qual, o macho é responsável por levar o alimento para a sua parceira.



Enquanto a fêmea aquece os seus preciosos ovos, o macho está envolvido em sucessivas viagens, de ida e volta, do e para o ninho. Estas belas aves, alvi-negras com reflexos azuis-esverdeados na plumagem e com uma conspícua cauda, são observadas insistentemente a chegarem ...




.... e a partirem do ninho.  



Apesar de não ser possível ter uma visão clara do ninho, pelo intrincado de ramagens que o arvoredo já vai apresentando, é possível, contudo, fazer um seguimento comportamental da espécie a partir dos movimentos do macho.

Este, sempre que chega ao ninho com alimento, pousa num primeiro momento num ramo próximo, observando em redor durante algum tempo, assegurando-se que a sua chegada não foi detectada por algum predador. 



Após alguns instantes salta para um outro ramo, ainda mais próximo do ninho, onde voltará a olhar em volta, mais uma vez, garantindo a segurança da sua localização.




Só depois, sentindo que não existem quaisquer perigos, entrará no ninho para entregar o alimento à sua companheira.



O macho demorar-se-à no ninho poucos minutos. Ao sair, apresentará as mesmas precauções de segurança, realizando os mesmos passos em redor do ninho, agora por ordem inversa, antes de se afastar .

   

Primeiro, pousa num ramo próximo ...


.... depois, num outro mais afastado ...


... voando, então, para longe em busca de alimento.



O macho de pega-rabuda repetirá estas incursões várias vezes ao dia, com intervalos que variam entre cinco a dez minutos.




Sem comentários: